Respostas às perguntas sobre o Apocalipse

por Pr. Aluízio A. Silva

1. Quem é a meretriz de Apocalipse?
Não podemos afirmar categoricamente, mas a instituição
que mais se enquadra na descrição do Apocalipse é a Igreja
Católica Romana.

2. Qual é o significado da palavra meia-noite na
parábola das 10 virgens?

A meia-noite é a hora das mais densas trevas, portanto
significa que a volta de Jesus será no tempo em que as
trevas espirituais serão mais intensas.

3. Muitos dizem que a mulher do capítulo 12 de Apocalipse não pode ser a Igreja, pois esta nunca foi comparada a uma mulher e sim a uma noiva.
Observe que há na Bíblia duas mulheres que se encontraram com a serpente. A primeira foi Eva e a segunda foi a mulher de Apocalipse 12 (que se encontra com a serpente que vira um dragão). Todos os mestres concordam que Eva é um símbolo da Igreja e, por paralelo, a mulher de Apocalipse 12 deve ser também. Todavia, a mulher de Apocalipse 12 não simboliza apenas a Igreja, mas todos os santos de todas as épocas.

4. O texto de Apocalipse fala sobre o Livro da Vida e outros livros. Que livros são esses?
Há muitos livros que são mencionados na Bíblia: o livro das lágrimas (Sl 56.8), o livro dos vivos (Sl 69.28), o livro da vida individual (Sl 139.16), o livro selado de Apocalipse e o Livro da Vida do Cordeiro. O Livro da Vida é uma lista ou genealogia espiritual, mas os demais livros parecem ser uma descrição de cada pessoa.

5. Em Apocalipse lemos sobre uma estrela que cai na Terra (Ap 9.1). Essa estrela é um anjo ou uma estrela mesmo?
Na verdade toda ação no céu é precedida de uma ação na Terra. A estrela ali aponta para satanás. Hoje ele habita nas regiões celestiais e, ao soar a quinta trombeta, ele será lançado na Terra. Mas é certo que teremos literalmente a queda de um meteoro naquele tempo.

6. Aqueles que não aceitarem a marca da besta durante a grande tribulação reinarão com Cristo?
Os crentes que ficarem aqui, certamente não aceitarão a marca da besta, por isso se tornarão vencedores e reinarão com Cristo (Ap 15.2). Quanto às nações, aqueles que não aceitarem a marca da besta e proteger os pequeninos, se tornarão os súditos do governo de Cristo no milênio (Mt 25.31-46).

7. Em Apocalipse lemos sobre o exército da besta (Ap 19.19). Esses ímpios saberão que é Jesus que está voltando?
Certamente saberão que é Jesus, mas não crerão nEle como Deus. Certamente estarão tomados por todo tipo de engano do diabo, assim como quando Jesus veio em carne e não foi reconhecido como o Filho de Deus. Também em sua vinda triunfal estarão cegos à verdade e provavelmente crerão numa invasão extraterrestre, e apontarão suas armas contra Israel e contra Cristo, na pretensão de vencê-lO.

8. Durante o milênio onde estarão os crentes vencedores?
Os crentes vencedores estarão reinando sob o governo de Cristo aqui na Terra, compondo um governo que será escolhido conforme a graduação da recompensa determinada no tribunal de Cristo.

9. O que significa a retirada do candeeiro em Apocalipse 2.5? Não se trata da retirada do Espírito Santo?
O candeeiro simboliza a Igreja local. A retirada do candeeiro refere-se ao abandono das primeiras obras. As primeiras obras aqui se referem ao primeiro amor. Somente um coração cheio de amor pelo Senhor pode manter o candeeiro aceso. Em Éfeso, por mais de mil anos não há igrejas. Hoje há igrejas em Roma, Corinto e Tessalônica, mas não há em Éfeso. O candeeiro foi removido. Todavia, o Espírito Santo não será retirado da Terra e não há base na Bíblia para essa afirmação, ainda que esse ensino seja muito difundido entre os evangélicos.

10. Quando os filhos de Deus se uniram com os filhos dos homens, esses anjos tomaram forma humana? Nos dias de hoje há possibilidade de demônios casarem com as filhas dos homens?

Em Gênesis, lemos que os filhos de Deus tomaram para si mulheres, estas lhes deram filhos (Gn 6.2). A lógica diz que é necessária uma compatibilidade para a consumação dessa relação. Esses anjos estão presos, conforme Judas 1.6. Provavelmente hoje não é possível aos demônios se unirem a mulheres. Ainda que haja muitos relatos de pessoas que tiveram relações sexuais com demônios, não temos como afirmar categoricamente que isso possa acontecer.

11. As trombetas só vão tocar no milênio, ou já começaram a tocar?
As trombetas estão contidas no sétimo selo e descrevem a grande tribulação. Logo, elas ainda na começaram a tocar, e nem vão tocar no milênio, mas somente por ocasião da grande tribulação.

12. O nosso reinado no milênio com Cristo será sobre quem ou o quê?

O nosso reinado será sobre as nações que, por ocasião do milênio, estiverem na Terra. Possivelmente serão pessoas que acolherão os cristãos perseguidos durante a perseguição do anticristo na grande tribulação.

13. Antes de as trombetas tocarem, os mortos ressuscitarão?

A Palavra de Deus afirma categoricamente que os mortos em Cristo ressuscitarão no ressoar da última trombeta e não antes dela.

14. O aspecto da volta de Jesus às claras é somente para quem está vivo, ou será para os crentes de todas as épocas? Tanto para quem morreu vencedor, quanto para os que não morreram vencedores?
O aspecto da volta de Jesus nas nuvens é para todos os crentes. Os que estiverem vivos serão levados ao encontro do Senhor nos ares e os mortos em Cristo ressuscitarão.

15. Se a Bíblia diz que o mar devolverá os seus mortos, posso entender que o inferno vai libertar os que não aceitaram a Cristo?
O mar dará os seus mortos para serem julgados para o lago de fogo. Lembre-se que o inferno é diferente do lago de fogo. O inferno é o lugar onde as pessoas que morreram sem Cristo estão. No final do milênio o próprio inferno será lançado no lago de fogo (Ap 20.14).

16. Quem é a mulher e o dragão de Apocalipse 12? Quem é a besta que emerge do mar? Quem é a mulher que tem a lua sob os pés e uma coroa na cabeça com doze estrelas?
A mulher com os pés sobre a lua e a coroa na cabeça é a mesma mulher de Apocalipse 12. Ela representa todos os santos da história. A lua simboliza o povo de Israel, as 12 estrelas são os patriarcas e a Igreja é a mulher. O dragão é o diabo, a antiga serpente de Gênesis, e a besta é o que tradicionalmente chamamos de anticristo.

17. Com referência ao significado dos números, o quinto reino será o de Cristo? Por que? Há alguma referência bíblica?

O reino de Cristo é o reino milenar. Falamos isso com base na profecia de Daniel baseada na estátua de Nabucodonosor. A estátua é composta por cinco reinos que se sucederam na história: o império Babilônico, Medo-Persa, Grego e Romano. O reino de Cristo é a grande pedra que destruiu a estátua, cresceu e se tornou uma montanha que encheu toda a terra (Dn 2.35).

18. Os que não creram e não aceitaram a Jesus, e já estão mortos, vão logo para o inferno ou dormem no esquecimento, como diz em Eclesiastes?

Os que morreram sem Cristo já estão no inferno, aguardando o julgamento do grande trono branco para o lago de fogo. Certamente não estão dormindo como alguns ensinam, pois Jesus contou a parábola do rico e do Lázaro, e o rico estava acordado no inferno (Lc 16.19-31).

19. Os crentes que ficarem na grande tribulação e aceitarem a marca da besta perderão a salvação?

Se alguém de fato nasceu de novo, de modo algum aceitará a marca da besta, daí vermos que muitos serão perseguidos e mortos por satanás.

20. Israel é um relógio de Deus fazendo referência ao fim dos tempos?

Jesus mencionou a parábola da figueira, no contexto da segunda vinda. O florescimento de seus ramos aponta para Israel (Mt 24.32). Assim, Israel é de fato um relógio espiritual. O fato de ter se tornado de novo uma nação é o maior sinal profético que temos.

About these ads

8 respostas para Respostas às perguntas sobre o Apocalipse

  1. ISABELA disse:

    GOSTARIA DE SABER SE NA GRANDE TRIBULAÇAO SOMENTE 144MIL SERAO SALVOS?

  2. Certo Isabella, o Pr. Aluízio vai pregar sobre isso neste domingo. Dae te falo. Amém?

  3. Pastor pare de especular que a ICAR pode ser a prostituta de apocalipse, já que ninguem deve ter chamado a sua Igreja de prostituta
    Ha outra situação que o Sr vai considerar completamente semelhante a essa meretriz:O Sr já ouviu falar da Besta ante- católica. http://www.youtube.com/watch?v=kYWTm9QiOW0

  4. Edvaldo disse:

    Na verdade, nunca aconteceu e nem é permitido acontecer, anjos reprocriarem com seres humanos, pois em Atos dos apóstolos 17:26 está escrito: E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação. Os filhos dos homens de Gênesis 6, é referencia aos descendentes de Caim, e não anjos, uma linhagem de homens ímpios, dos quais nasceram lindas mulheres. Oa filhos de Deus são os descendentes de Sete que se conservaram puros,(até se conrromperem). A união destes com aqueles, não foi agradável ao Senhor, pois Deus não gosta de mistura, as trevas com a luz.

  5. Edvaldo disse:

    A figueira não é retrato de Israel florecendo, pois está bem claro o texto,… Quando virdes estas coisas acontecerem… Se quereis dar crédito, a figueira é o mundo com os seus sinais, os sinais são os brotos, são aviso de Deus para os santos, e que devem ser mais santos ainda.

  6. Anderson disse:

    Olá.. tenho uma dúvida.. Os que morreram sem ter a oportunidade de ouvir da Salvação em Cristo terão alguma chance de serem salvos no fim?

    Por exemplo, uma pessoa budista que nasceu e viveu nessa doutrina e nunca teve a oportunidade de ouvir o evangelho de Cristo e morreram antes que tivessem essa chance.
    Ou os índios que morreram há tempos atrás antes de serem evangelizados, como por exemplo os que viviam aqui no Brasil antes de chegar a igreja.

    Estes terão alguma chance de salvação?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 28 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: