As sete trombetas

Palavra

por Pr. Aluízio A. Silva

O sétimo selo é composto por sete trombetas. Os primeiros quatro selos não são consecutivos, mas simultâneos. O quinto e o sexto selos são consecutivos. O sétimo selo contém as sete trombetas. Alguns pensam que as sete trombetas sucedem aos sete selos, mas isso é um equívoco, na verdade as sete trombetas são o conteúdo do sétimo selo.

A sétima trombeta inclui as sete taças ou flagelos. O mesmo acontece com as taças. Elas não sucedem as trombetas, mas são o conteúdo da sétima trombeta, que encerrará esta era e introduzirá o reino, o novo céu e a nova terra.
1. A cena no céu após a abertura do sétimo selo
Os selos são abertos secretamente enquanto as trombetas são tocadas publicamente. As trombetas (8.1,2) são uma resposta às orações dos santos no quinto selo.

a. Silêncio no céu por cerca de meia hora (v. 1) — Indica solenidade
A era está para ser mudada. Hoje vivemos na era da tolerância e da graça. Mas ao tocar da primeira trombeta, iniciará a era da ira de Deus. O silêncio indica solenidade. O céu se torna silencioso para indicar que algo grave está para acontecer. O fim da era da tolerância termina para que a da ira de Deus inicie.

b. O oitavo anjo apontando para Cristo (v. 3)
No Velho Testamento, Cristo era chamado o Anjo do Senhor (Gn 22.11,12; Êx 3.2-6; Jz 6.11-24; Zc 1.11,12; 2.3-5; 3.1-7; 8-11). Quando andava em meio às igrejas, Ele foi revelado como Filho do Homem. Mas, na ministração dos juízos de Deus sobre a Terra, Ele é visto como um mensageiro, alguém que foi enviado por Deus. O fato de Ele ser descrito como o outro anjo nos mostra que Ele é especial, é o oitavo anjo.

c. Oferecendo orações dos santos a Deus (vv. 3-5)
Observe que há a menção de dois altares no verso três. Isso nos faz ver que há uma realidade de tabernáculo no céu da qual o terreno era apenas uma sombra.
O primeiro altar é o altar de holocausto (Êx 27.1-8); O altar de ouro é o altar de incenso (Êx 30.1-9); O incensário de ouro representa as orações dos santos; O incenso é Cristo com todo o Seu mérito. As orações dos santos só são aceitáveis se estiverem saturadas do incenso celestial e elas detonam o juízo de Deus (v. 5; Lc 18.7,8); Durante o sétimo selo, ainda haverá santo orando na Terra, podendo significar também a oração dos santos do quinto selo (6.9-11).

2. A primeira trombeta (v. 7)

O julgamento sobre a Terra. É a terça parte e não um terço da Terra, indicando provavelmente uma região específica. É possível que Deus use coisas naturais para executar esse juízo da primeira trombeta. Assim, é possível que se trate aqui de uma assombrosa chuva de meteoritos que incendiará e devastará um terço do planeta.

3. A segunda da trombeta (v. 8,9)

O julgamento sobre o mar. Mais uma vez a imagem que nos vem é de algo caindo do céu. Mas pode também se tratar de alguma erupção vulcânica espetacular. O fato é que a terça parte dos animais marinhos morrerá e a terça parte das embarcações será destruída.

4. A terceira trombeta (v. 10,11)
O julgamento aqui será restrito sobre os rios e as fontes das águas. Observe que, depois de ter uma parte do planeta e das embarcações destruídas, agora vemos que a água se tornará escassa. A vida na Terra se tornará insuportável.

5. A quarta trombeta (9.1-12)
As primeiras quatro trombetas atingem diretamente a natureza, mas não a humanidade. As últimas três trombetas atingem o homem e por isso nós consideramos que é o começo da grande tribulação, propriamente dita — ao menos em relação ao homem.

A grande tribulação — Acontecerá na segunda metade da septuagésima semana de Daniel (Dn 9.27). Será um período de três anos e meio (Dn 7.25, 12.7; Ap 12.14), ou quarenta e dois meses (Ap 11.2; 13.5) ou 1260 dias (Ap 11.3, 12.6).

As 70 semanas de Daniel (Dn 9.24-27) — Para compreender a profecia das setenta semanas é preciso compreender que o povo mencionado aqui é o povo de Israel, a cidade santa é Jerusalém e as semanas são de anos e não de dias.
O começo (Ne 2.1-6) — Até a morte de Cristo, são sete semanas e mais 62 semanas, totalizando 69 anos. De acordo com a profecia, 70 semanas estão determinadas, ou seja, está faltando uma. Essa última semana começa quando o anticristo fizer uma aliança com Israel. Nos primeiros três anos e meio haverá paz e o anticristo dominará. A grande tribulação será a segunda parte da semana. São sete semanas ou 49 anos para a reconstrução de Jerusalém e são 62 semanas ou 434 anos até a morte do Ungido.

Nessa semana separada das demais onde o anticristo fará um acordo com os judeus. Na primeira metade ele será amigável, mas na segunda metade ele se estabelecerá como Deus, erigindo uma imagem de si mesmo e obrigando o povo a adorá-lo. Isso é chamado de abominável da desolação. Mateus 24.15 fala da grande tribulação e ela só começa com esse abominável da desolação (Mt 24.21).

6. A quinta trombeta
Antes de o anjo tocar a quinta trombeta, uma águia no céu proclama com grande voz três “ais”. Esses três “ais” sãos as últimas três trombetas.

a. A queda de satanás — Quando a Bíblia atribui características humanas às coisas inanimadas, isso sinaliza um símbolo. Nesse caso, a quinta trombeta começa com um anjo caindo do céu. Anjos são comparados a estrelas (Jó 38.7; Ap 12.4). Satanás, como arcanjo, era a estrela da manhã (Is 14.12). Em Lucas 10.18 vemos o julgamento sobre ele, mas a execução desse julgamento acontece só em Apocalipse 12.9,10.

O abismo é o lugar da habitação dos demônios (Lc 8.31). No capítulo 12 ficamos sabendo quando satanás será lançado na Terra: quando o filho varão, que representa os santos vencedores, for arrebatado. Hoje, satanás habita as regiões celestiais, mas na quinta trombeta ele será lançado na Terra.

b. Os gafanhotos — Nas primeiras quatro trombetas haverá uma explicação natural para as calamidades e não atingirá o homem diretamente.

Pela descrição dos gafanhotos podemos concluir que são demônios: eles ferroam como escorpiões. Na Bíblia, os escorpiões simbolizam demônios (Lc 10.19); não tocam na erva verde, como escorpiões normais, mas nos homens e somente nos homens que não possuem o selo de Deus sobre si. São descritos com rostos como de homens e coroas na cabeça, os cabelos são como de mulheres e os dentes como de leão; possuem couraças; tem sobre si como rei o anjo do abismo, cujo nome é Abadom ou Apolion.

Portanto, as últimas três trombetas não são naturais e sim sobrenaturais. A duração dessa praga será de cinco meses. Os homens desejarão a morte, mas esta fugirá deles. Com a Terra parcialmente escura, as fontes de água danificadas, os mares atingidos e parte da Terra destruída, como indicado nas primeiras quatro trombetas, um tipo de praga torna a vida na Terra intensamente angustiante.

7. A sexta trombeta (9.13-21)

Os quatro ângulos do altar são os quatro chifres do altar de incenso, onde era colocado o sangue para fazer a redenção no Velho Testamento (Lv 16.18). Isso indica que o julgamento de Deus é baseado na redenção de Cristo. É porque os homens não crêem na redenção que Deus envia Seu juízo.
Hora, dia, mês e ano podem se referir a uma data específica ou a um período de um ano, um mês e um dia. Pessoalmente, creio que se refere a um período de tempo de treze meses, um dia e uma hora.
O número desses demônios que serão liberados será de 200 milhões.

a. Os anjos presos — Gênesis fala a respeito de uma união entre homens e anjos que produziram seres chamados nefilins.
Podemos apresentar alguns argumentos para esse ponto de vista: Deus não chama homens de filhos no Velho Testamento; o único filho de Deus foi Adão e ninguém se torna filho de Deus por descendência; os anjos são filhos de Deus (Jó 1.6; 2.1); Judas fala a respeito dos anjos presos, de como eles vieram a existir e quando serão soltos (Jd 6,7).

fonte: http://www.igrejavideira.com

Anúncios

2 Responses to As sete trombetas

  1. Davyd torres disse:

    estou aprendendo muito com essas ministrações agradeço a DEUS em 1°lugar e também a vcs por esse site tão abençoado. valeu gente até mais………

  2. Muito obrigado Davyd Torres, pelo comentário e sujestão!! Esse é um dos propósitos principais deste site. Edificar pessoas! E sobre a palavra da célula, toda semana postaremos a que ministraremos na célula. Outras palavras você poderá encontrar mais no http://www.igrejavideira.com

    Deus abençoe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: