A visão do Anjo – Palavra da Célula para dia 06.11.08

03.11.2008 – 14:11

anjo-azulOs capítulos 10 e 11 possuem duas inserções: a visão do Anjo de Deus e o ministério das duas testemunhas em Jerusalém, durante o governo do anticristo.

Assim como acontece com o capítulo 7, que é uma inserção entre o sexto e o sétimo selo, as duas inserções citadas acima ocorrem entre a sexta e a sétima trombeta.

1. A visão do anjo (10.1-6)

Esse anjo é na verdade o próprio Cristo (7.2; 8.3; 18.1). Aqui Ele é visto vindo para possuir a Terra. Todas as características atribuídas ao anjo são de Cristo:

a. Vestido de uma nuvem — Ele ainda não está “sobre a nuvem”, como em Mt 24.30; 26.24; Ap 14.14. Vir sobre a nuvem é vir abertamente; vir vestido de nuvem é vir secretamente. Sabemos que na sexta trombeta, a grande tribulação estará acontecendo e, mesmo no meio de tal situação, a vinda do Senhor será secreta para a Sua Igreja.

b. Tem um arco-íris sobre a cabeça (Gn 9.8-17; Ap 4.3) — o arco-íris também estava presente ao redor do trono de Deus. Ele é um sinal da aliança de Deus com Noé (Gn 9.8-17). Isso indica que o julgamento de Cristo é de acordo com a aliança.

c. O rosto como o sol (Ap 1.16) — o rosto de Cristo é como o sol em seu fulgor, por isso podemos dizer que esse anjo é na verdade Cristo, vindo para tomar posse da Terra.

d. Os pés como colunas de fogo (Êx 19.18; Hb 12.29) — o fogo indica a santidade de Deus com a qual Ele executará o julgamento sobre a Terra (Êx 19.18; Hb 12.29).

e. Tendo um livrinho na mão direita — é o livro mencionado em 5.1;5;7, o qual somente Cristo era digno de abrir e o qual Ele tomou da mão de Deus. Ele estava selado no capítulo 5, mas agora está quase completamente aberto, porque todos os selos foram abertos. Parece que, por ter sido aberto na sua maior parte, tornou-se pequeno.

f. O pé direito sobre o mar e o esquerdo na terra — “colocar os pés” significa, na Bíblia, tomar posse (Dt 11.24; Js 1.3; Sl 8.6). Isso indica que Cristo está descendo para tomar posse da Terra. Quando os filhos de Israel receberam a Terra por herança, eles foram orientados a pisar a Terra e, onde quer que pisassem, ali seria sua possessão. O mesmo se pode dizer de Cristo: Ele recebeu a herança (Sl 2.8) e agora vem para tomar posse. Embora hoje o inimigo esteja usurpando a terra e o mar, haverá o dia em que Ele não tolerará mais isso e virá para tomar posse de Sua conquista.

g. Falando como leão (Pv 19.12; 20.2) — Provérbios 19.12 diz que a ira do rei é como o bramido do leão. Isso nos mostra que Cristo, como rei da Terra, é provocado à ira. Nos evangelhos Ele é o Cordeiro de Deus para fazer a redenção, mas agora Ele é o Leão da Tribo de Judá para julgar a satanás e o mundo.

2. O cumprimento do mistério de Deus (10.7)

A sétima trombeta inclui as sete taças dos flagelos de Deus e inclui o final da grande tribulação, o milênio, o Grande Trono Branco, a Nova Jerusalém, o novo céu e a nova Terra. A sétima trombeta é muito abrangente e inclui a completação do mistério de Deus.

a. Ao tocar a sétima trombeta (v. 7) — a sétima trombeta é a última trombeta mencionada em 1Coríntios 15.52 e 1Tessalonicenses 4.16. O verso 7 nos indica que o trombetear desse último anjo durará um período de dias.

b. O mistério de Deus se completará — de Adão a Cristo tudo foi desvendado. Mas nesse tempo da graça tudo é um mistério.

· A encarnação de Cristo — as pessoas não entendem como Deus pôde se fazer homem, elas preferem pensar que Cristo era apenas um homem, mas Ele era Deus e isso é um mistério.

“Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.” (1Tm 3.16)

· O próprio Cristo — ainda hoje, muitos não sabem como se posicionar a respeito de Cristo: se Ele era um bom homem, um mestre ou um enganador. Cristo é um mistério que será desvendado naqueles dias.

“Para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos. “ (Cl 2.2,3)

· A Igreja — as pessoas do mundo não conseguem entender um crente cheio do Espírito. Nós somos um mistério para eles. Nosso comportamento, nossa ética e nossa moral parecem completamente loucas para eles

“Pelo que, quando ledes, podeis compreender o meu discernimento do mistério de Cristo, o qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito, a saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho.” (Ef 3.4-6)

· O reino dos céus — a maneira como Deus opera hoje por meio de Seu povo é um grande mistério.

“Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido.” (Mt 13.11)

· O habitar interior de Cristo — o mundo pensa que somos loucos quando dizemos que temos Cristo habitando dentro de nós, por que isso é um mistério.

“O mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória.” (Cl 1.26,27)

· A ressurreição dos santos — não sabemos como corpos que foram queimados, destruídos, comido por feras, poderão ressuscitar. Mas naqueles dias esse mistério se completará.

“Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” (1Co 15.51,52)

· O evangelho — a própria mensagem que pregamos é loucura para os que se perdem e não pode ser entendida pelo homem natural (1Co 2.14).

“E também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho.” (Ef 6.19)

“Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos.” (Rm 16.25)

3. João e o livrinho (10.8-11)

a. Comendo o livro — devorar alguma coisa é recebê-la para dentro de todo o nosso ser. Precisamos receber a revelação de Deus assim, principalmente do Livro de Apocalipse.

Tanto Jeremias quanto Ezequiel fizeram isso.

“Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos.” (Jr 15.16)

“Tu, ó filho do homem, ouve o que eu te digo, não te insurjas como a casa rebelde; abre a boca e come o que eu te dou. Então, vi, e eis que certa mão se estendia para mim, e nela se achava o rolo de um livro. Estendeu-o diante de mim, e estava escrito por dentro e por fora; nele, estavam escritas lamentações, suspiros e ais.” (Ez 2.8,9; 3.1-3)

b. Doce na boca e amargo no estômago (v. 10) — o livro é doce ao receber a revelação, mas amargo ao ser digerido pela experiência. Sempre que ouvimos a Deus é doce, mas quando Ele trabalha para fazer daquilo nossa experiência, é amargo. É essa experiência amarga que produz lágrimas de desejo de mudança, isso por sua vez nos abre as fontes das águas da vida. Tal fonte é o Espírito fluindo para nos curar (7.17). Depois de comer o livro, João é estimulado a continuar profetizando. Assim, podemos dizer que a partir do capítulo 11 uma nova seção é iniciada no Livro de Apocalipse.

Pr.Aluizio A.Silva

fonte: http://www.igrejavideira.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: