Palavra da Célula 20.11.08 – A mulher e o dragão

a-mulher-e-o-dragaoApocalipse relata as coisas do fim dos tempos. Há um total de 22 capítulos no livro, mas ao final do capítulo 11 podemos dizer que todas as coisas terminaram (Ap 10.7; 11.5). Não podemos considerar os últimos onze capítulos como uma continuação dos onze primeiros. Os primeiros são um esboço geral e os últimos nos dão os detalhes de determinadas coisas importantes.


A visão da arca da aliança (Ap 11.9)

Há muitas visões no Apocalipse, mas duas são centrais: a visão do trono (Ap 4.2) e a visão do templo (Ap 11.19).

O trono é o lugar onde Deus exerce autoridade, mas o templo é o lugar onde Ele habita. A arca é a expressão do próprio Deus. O fato de o santuário se abrir significa que Deus, por ser fiel a Si mesmo, efetuará o Seu eterno propósito.

Quem é essa mulher de Apocalipse 12?

Precisamos, antes de tudo, perceber que a mulher não é uma pessoa, mas um sinal, um símbolo espiritual. Alguns dizem que é Maria, a mãe de Jesus, outros, baseados em Gênesis 37.9, dizem que simboliza Israel.

De acordo com esse texto, José teve um sonho no qual “o sol, a lua e onze estrelas se curvavam para ele”. Visto que a mulher está vestida do sol e tem lua nos pés e uma coroa de doze estrelas, há então, uma correspondência com o sonho de José.

Apocalipse 12.17 nos diz que a mulher é constituída de dois grupos: os que guardam os mandamentos de Deus e os que guardam o testemunho de Jesus. O primeiro grupo se refere claramente aos judeus, que guardam os mandamentos, mas o segundo se refere à Igreja, que guarda o testemunho de Jesus.

Assim, podemos afirmar que a mulher aponta para a totalidade do povo de Deus na história: os patriarcas, os judeus e a Igreja. Em toda a Bíblia o povo de Deus é representado por uma mulher (Is 54.5; Jr 3.14; 31.32; Os 2.19,20). Por outro lado, Jesus é sempre o noivo (Mt 9.15; Jo 3.29; 2Co 11.2).

A descrição da mulher

Existe uma correlação interessante entre a mulher de Apocalipse 12 e Eva no capítulo 3 de Gênesis. Podemos certamente ver que esta mulher de Apocalipse 12 é aquela mulher que Deus havia proposto em Sua vontade eterna para o cumprimento de Seu propósito em relação ao inimigo. Vejamos a descrição dela:

1. Vestida de sol

O sol se refere ao Senhor Jesus (Lc 1.78,79). A Igreja composta de todos crentes também é simbolizada pelo sol. Essa Igreja brilha coletivamente com a glória de Deus (Fp 2.15; 2Co 3.18).

2. Com a lua debaixo dos pés

A lua não lhe sustenta, mas lhe é sujeita. A lua apenas reflete luz. Todas as coisas da era da lei apenas refletiam a era da graça. A lua representa os santos da dispensação da lei.

3. Essa mulher tinha uma coroa de doze estrelas

Essas estrelas simbolizam os patriarcas de Adão até a época da lei (Dn 12.3). Eles são estrelas porque são santos individuais que constituem a base boa onde a árvore do povo de Israel se assentou. Outra possível interpretação seria:

· Vestir-se do sol é ser vestida de luz (Mt 5.14).

· Sujeitar a lua. A lua seria um símbolo da noite, do erro e das trevas e tudo isso está debaixo dos pés da Igreja.

· A coroa de doze estrelas aponta para a realeza (1Pe 2.9).

Podemos concluir que essa mulher representa os santos de todas as épocas: os patriarcas, a lei e a graça. Ela é um sinal de todo o povo de Deus.

O filho varão

A Palavra diz que a mulher está grávida (Ap 12.2). Estar grávida é figurativo. Significa que a mãe e o filho são um, que a condição da mãe é a condição da criança.

Se a mulher é um sinal, então o filho varão também é um sinal. Quanto à sua união, eles são um, mãe e filho, mas, no tocante ao futuro o destino deles é diferente: o filho é arrebatado ao trono, mas a mulher foge para o deserto.

O filho varão não se refere a Jesus, pois isto não teria sentido. O Filho varão se refere aos santos vencedores de todas as épocas.

O princípio do filho varão

A obra da Igreja, como representante do Senhor, é sujeitar e dominar sobre satanás. A Igreja não alcançou o propósito de Deus e nem mesmo o conhece. O que Deus faz? Ele escolhe um grupo de vencedores que cumprirão o Seu propósito.

Pr. Aluízio A. Silva

fonte: http://www.igrejavideira.com 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: