Palavra da Célula – Os três avanços do Pecado

sentada joelhos fechadosTodo pecado é uma grande fraude. Ele promete prazer e paga com desgosto; propagandeia a liberdade, mas nos escraviza; levanta bandeira da vida, mas seu salário é a morte; tem aroma sedutor, mas no fim seu cheiro é de enxofre.

Só os loucos zombam ou brincam com o pecado. Ele é a expressão de tudo aquilo que é maligno; é pior que pobreza, solidão ou doença; é pior até que a própria morte, pois nem ela pode tragá-lo, porque uma pessoa morre e continua em tormento eterno por conseqüência do pecado.
O pecado arruína o seu corpo, faz desfalecer a sua alma e impede o seu espírito de comungar com o Pai. E para aqueles que não foram salvos, o pecado garante o sofrimento eterno no lago de fogo e enxofre sem nenhuma esperança de redenção! “Quem não crê já está condenado” (Jo 3.18).

As conseqüências dos pecados

Com o passar do tempo, em nossa carreira cristã, passamos a ignorar as desgraças do pecado.
Esquecemos que para libertar o homem do pecado, Deus teve que Se fazer homem, despir-Se de Sua glória e tomar na cruz do calvário o justo juízo que deveria cair sobre nós! O cálice eterno da ira de Deus!

Em outras palavras, é como se em um único momento, Jesus suportasse o sofrimento eterno que todos os homens,
de todas as épocas, deveriam sofrer. A cruz foi muito mais do que os espinhos e os cravos!
O pecado no fez inimigos de Deus, antes da reconciliação(Rm 5.10). Imagine a nossa situação antes de sermos
salvos: Deus era o nosso inimigo. Quem poderia nos salvar? Mas não é porque fomos reconciliados com Deus, através
de Jesus Cristo, que podemos andar de qualquer forma ou falar qualquer coisa. Muitos temem o que os homens podem fazer contra nós, mas Jesus nos mostra que devemos temer apenas Aquele que tem o poder para lançar no inferno (Lc 12.5).

O pecado de Davi

Davi foi conhecido como um homem segundo o coração de Deus, mas sentiu na pele e na alma a tragédia do pecado.
A história cristã está repleta de gigantes espirituais que sucumbiram aos convites do pecado, manchando
o seu testemunho. Através do doloroso testemunho da queda de Davi, relatado no segundo livro de Samuel, entendemos que o pecado nos conduz a três avanços:

1. Leva-nos mais longe do que queríamos ir;
2. Retém-nos por mais tempo do que gostaríamos de ficar;
3. Custa-nos mais caro do que queríamos pagar.

Vamos analisar cada um deles mais detalhadamente.

1. Mais longe do que queríamosir Quando Davi viu Bate-Seba se banhando e deixou a cobiça crescer dentro de si até cometer o adultério,jamais imaginou que o caminho pelo qual estava entrando era um caminho de morte (2Sm 12.1-9).
Talvez pensasse que seria apenas uma aventura de verão. Mas, o pecado nunca é passageiro ou superficial. Seus efeitos são profundos e mais duradouros do que se pode imaginar (2Sm 12.10-15).

O pecado de Davi lhe trouxe conseqüências desastrosas.

Ele perdeu sua autoridade espiritual sobre sua família e sua casa desmoronou diante de seus olhos. Davi colheu
os frutos amargos de sua maldita semeadura.
Muitas pessoas passam a vida inteira chorando por uma decisão errada e praticada em questão de instantes. Pagam
um alto preço por uma desobediência!

2. Mais tempo do que gostaríamos de ficar

Como Davi não calculou custo do seu interesse por Bate-Seba, ele foi dominado pela concupiscência dos olhos
e pela paixão da carne. O adultério com Bate-Seba teve desdobramentos dolorosos para Davi, sua família e toda
nação de Israel.

O pecado de Davi não atingiu apenas a ele e sua geração, mas também a todas as gerações posteriores. Durante
todos os séculos que se seguiram a esse pecado, ele tem sido relembrado e a memória de Davi manchada! Palavra da Célula

Davi, o fi el pastor de ovelhas, o inspirado compositor, o grande músico, o infl uente líder, o rei conquistador que
ergueu um exército de valentes em meio a homens amargurados de espírito e endividados, manchou sua história
pelo pecado e seus terríveis desdobramentos!

Como fruto do adultério, Bate-Seba engravidou-se de Davi.

A criança adoeceu gravemente e apesar das insistentes petições de Davi, a criança morreu. Seu pecado durou
muito mais tempo que o desejo que o dominou. O que era para ser apenas um tempo de prazer, se converteu
em queda, angústia e juízo. O pecado é como a nascente de um grande rio, no seu nascedouro as águas são rasas. Mas depois, com a soma dos muitos afluentes, esse rio se torna intransponível e inadministrável.

3. Mais caro do que gostaríamos de pagar

O pecado de Davi lhe custou muito caro. Durante muito tempo, ele viveu atrás de máscaras, escondendo o seu
pecado e atraindo sobre o justo juízo de Deus sobre si (Sl51.3). 
A mão de Deus pesava sobre ele dia e noite e abatia o seu vigor (Sl 51.8). Davi perdeu sua reputação e ainda
os ímpios blasfemaram do nome de Deus por sua loucura (2Sm 12.14)!
Além disso, ele teve que administrar outras perdas. Sua filha Tamar, foi violentada pelo próprio irmão Amnom. Absalão,
irmão de Tamar, mandou matar a Amnom para vingar o que este havia feito com ela.
Depois, Absalão se rebelou contra Davi, seu pai, para tirar-lhe a vida e tomar-lhe o reino. Nessa seqüência de
desgraças, Absalão foi assassinado por Joabe, comandante do exército de Davi. Isso, apenas para citar alguns
valores cobrados pelo diabo, como conseqüência de um pecado que, a seu tempo, não foi rejeitado.

A restauração

É tempo de arrependimento. Deus nos chama hoje para mudarmos nossa vida. Podemos por um tempo esconder
o nosso pecado, mas ele não fi cará encoberto. O tempo em que ele permanece encoberto é o tempo da misericórdia
e da graça de Deus. Este é o tempo que o Senhor nos está dando para o arrependimento brotar do nosso coração.
Há um caminho de volta, e esse caminho está des crito na primeira carta de João: Se dissermos que não temos pecado, enganamonos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fi el e justo para nos perdoar os pecados, e nos purifi car de toda a injustiça. (1Jo 1.9)

Só haverá restauração depois que houver arrependimento genuíno. O primeiro fruto do arrependimento é a confissão. 
Diante da confissão, o Senhor nos perdoa e nos purifica de toda injustiça.

Roberto Coelho
fonte: http://www.IgrejaVideira.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: