Palavra da Célula – 26 novembro 2009 – A vida no aprisco conhecendo a Cristo

As formosas relações entre Deus e o homem na bíblia repetidas vezes são colocadas como a relação de um pai e um filho e de um pastor com suas ovelhas.

David falava com um forte sentido de orgulho, devoção e admiração. Era como se jactara em voz alta: “Olhem quem é o meu pastor, o meu dono, é o meu Senhor”. Debaixo de certos pastores, as ovelhas teriam que lutar, passariam fome e dureza sem fim. Então se o Senhor é o nosso pastor, devemos ter noção do Seu caráter e da Sua capacidade.

Deus nos chama de ovelhas, pois em muitas coisas, o cuidado das ovelhas se assemelham com o cuidado dos homens. O instinto de grupo, nossos temores e timidez, nossa obstinação e estupidez, nossos perversos hábitos, são todos paralelos de enorme importância.

Ele é o Bom Pastor, mas temos que lembrar que cada pastor tem que marcar suas ovelhas. A marca do Senhor é a cruz, a marca da orelha furada, do escravo que ficaria para sempre. Foi Ele quem disse: “Quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo siga-me”. É trocar as volúveis fortunas dessa vida pela aventura mais produtiva e satisfatória de ser guiado por Deus.

É triste que muitas pessoas, que nunca se colocaram debaixo do governo de Cristo verdadeiramente, embora salvas por Ele, afirmem que “o Senhor é o meu pastor”.

Não se pode servir a dois senhores (Mt 7.21). De fato pertencemos a Ele? De fato reconhecemos seu direito sobre nós? Respondemos à sua autoridade e o reconhecemos como dono na prática? Encontramos nEle liberdade e total realização? Percebemos uma sensação de propósito e profunda felicidade em estar debaixo de sua direção? Conhecemos o descanso e o repouso advindos de uma consciência de que pertencermos a Ele? Se assim acontece conosco em verdade, com autentica gratidão e exaltação podemos exclamar com orgulho, como Davi: “O Senhor é o meu pastor”.

2- Nada me faltará

“Faltar” aqui tem um significado mais amplo – é não faltar nenhum cuidado no manejo e atenção e estar tão perfeitamente satisfeito com o cuidado do bom pastor que não deseja nada mais. Quando olhamos para homens como Elias, Paulo, João Batista e até mesmo o Senhor Jesus, vemos tais privações em suas vidas. Portanto é errado afirmar que se alguém está passando por lutas, ou não está prosperando à maneira do mundo é porque não tem a benção de Deus. Vemos algo muito diferente em Apocalipse e em Marcos sobre o conceito de riqueza e benção (Ap 3.17; Mc 10.21)

Mesmo com tanta proteção e cuidado, ainda encontramos irmãos, que são como ovelhas desgarradas, insatisfeitas com o cuidado do seu dono, crentes carnais, querendo desfrutar o “melhor” dos dois mundos. São rebeldes ao cuidado do Senhor e sofrendo sérias conseqüências por isso além de influenciar outros a segui-los.

3- Ele me faz descansar em pastos verdejantes

Pela própria constituição das ovelhas, é impossível que descansem sem que quatro condições sejam cumpridas.

a- Precisam estar livres de todo temor

b- Precisam estar livres das rixas com outras ovelhas dentro do rebanho

c- Precisam estar livres de insetos nocivos para se deitarem e descansarem.

d- Devem estar sem fome para se deitarem e descansarem.

Assim somos nós, e para a solução de todas essas questões, a presença do pastor é a resposta. Não há descanso verdadeiro sem a presença de Deus (Mt 11.28-30)

4- Junto às águas de descanso me pastoreará

Não há descanso genuíno sem a água do Espírito, sem ela, assim como as ovelhas, nós morremos. Quando as ovelhas não encontram água limpa, buscam água em qualquer lugar e bebem água contaminada, prejudicando terrivelmente sua saúde e vida.

Quando não nos deixamos levar pelo Senhor a fim de bebermos as águas limpas do Espírito, terminamos por beber das águas contaminadas desse mundo e acabamos doentes e com nossa vida espiritual e natural totalmente comprometida (Jo 7.37-38).

5- Refrigera a minha alma

É estranho pensar que quem está debaixo do cuidado do bom pastor tem sua alma abatida precisando de refrigério. Mas o certo é que isso acontece. Até Davi passou por tantas frustrações e clamou com alma abatida (Sl 42.11). Só quem conhece intimamente as ovelhas e seus hábitos entende o que é uma ovelha abatida.

Muitos pensam que porque caíram, Deus não se importa mais com Eles e estão morrendo em abatimento de espírito. Na verdade o bom pastor nos busca incessantemente. Vemos que a causa muitas vezes de cairmos abatidos é, como no caso da ovelha gorda que busca um lugar tranqüilo para descansar. Procurarmos posições espirituais relaxadas, sem compromisso. Que o nosso sucesso nesta vida não nos leve a afastarmos da dependência do Bom Pastor e não nos leve ao abatimento.

6- Me guia por caminhos de justiça, por amor de Seu nome

Nós como as ovelhas gostamos de escolher nossos próprios caminhos e nossa obstinação nos prende neles, muitas vezes nos levamos a nossa própria ruína (Sl 53.6, Pv14.12, 16.25). Cristo quer nos levar para o caminho seguro de vida e paz (Jo 14.16; 10.10). O caminho de vitória do Bom Pastor, que somos chamados a seguir é, mais uma vez o caminho da cruz (Mc 8.34).

7- Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte

Muitos de nós temos passados por vales, e não entendemos que, na verdade estamos sendo conduzidos há lugares mais altos em Deus. São nos vales da vida, que podemos conhecer o verdadeiro cuidado e suprimento do pastor. Podemos confiar totalmente nEle, ainda que perigos de morte nos cerquem, pois certamente ao final, nos acharemos em lugares mais elevados em Deus.

Pr. Naor Pedroza

Anúncios

One Response to Palavra da Célula – 26 novembro 2009 – A vida no aprisco conhecendo a Cristo

  1. Roberto Barbosa disse:

    chamar as pessoas de ovelhas, rebanho, é pejorativo e até humilhante pois só gado é conduzido desta maneira… se somos a imagem e semelhança de Deus não podemos ser chamados de ovelhas….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: